quarta-feira, 27 de abril de 2011

Energia eólica cresce cada vez mais / Alane Monteiro

A Energia eólica é renovável (naturalmente reabastecida) e não produz emissões perigosas ou resíduos sólidos tóxicos. Para gerar energia é preciso implantar geradores elétricos integrados ao eixo de cata-ventos, cuja missão é converter energia eólica em energia elétrica com a força do vento. Para tornar-se rentável, esses cata-ventos são abrigados em grande quantidade nos chamados parques eólicos.
A energia eólica é a aposta de energia sustentável pelo mundo e é considerada a fonte de energia mais limpa. Uma pesquisa divulgada no final de 2009 apontou que os Estados Unidos estão em primeiro lugar em utilização dessa energia, seguidos pela Alemanha e China. Esses números tendem a crescer cada vez mais na Espanha, Índia, Itália, França, Reino Unido, Portugal e Brasil, que também estão na tabela com números consideráveis.
Em Osório, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil, há o maior parque eólico da América Latina, com a capacidade de abastecer uma cidade de 700 mil habitantes. Recentemente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 790,3 milhões para nove parques de geração de energia eólica, oito deles serão construídos no Ceará, com capacidade instalada total de 211,5 MW. Já o Rio Grande do Norte teve mais um parque inaugurado – Usina Eólica Alegria I.
Apesar dessa expansão, os números de poluição por queima de combustíveis fósseis ainda é alto no Brasil e no mundo. A luta da maioria das Organizações Ambientais é que a energia sustentável cresça cada vez mais para amenizar o aquecimento global, trazendo um futuro melhor para o planeta.



Por: Alane Monteiro / 2.ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário