sexta-feira, 15 de abril de 2011

A energia nuclear e seus danos. / lucasserfaty.

Como todos sabemos, a energia nuclear é uma das alternativas energéticas mais debatidas no mundo: comenta-se, entre outros tópicos, se valerá a pena implementar centrais de produção nuclear ou se devemos apostar noutro tipo de energias que sejam renováveis, pois como sabemos a energia nuclear não é renovável, uma vez que a sua matéria-prima são elementos químicos, como o urânio, extraídos de minerais (no caso do urânio, um dos minerais utilizados é a autonite). Desvantagens da energia nuclear:
- necessidade de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados e protegidos;
- necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
- é mais cara quando comparada às demais fontes de energia;
- os resíduos produzidos emitem radiatividade durante muitos anos;
- dificuldades no armazenamento dos resíduos, principalmente em questões de localização e segurança;
- pode interferir com ecossistemas;
- grande risco de acidente na central nuclear. Esta desvantagem provavelmente durará pelo menos uns 30 anos, a partir de quando já se esperam desenvolvidas tecnolgias para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos radioactivos. O acidente mais recente envolvendo energia nuclear foi em Fukushima no Japão após um terrmoto  seguido de tsunami que devastou a costa leste do Japão. Este sendo considerado por alguns o maior acidente nuclear da história superando o de Chernobyl na Ucrânia em 1986 sendo essa 400 vezes maior em liberação de radioatavidade em Hiroshima no Japão durante a segunda guerra mundial, a chamada bomba atômica.

Um comentário:

  1. Após esse texto, é possivel afirmar que a energia nuclear é realmente favoravel ao meio ambiente? Pense bem. / lucasserfaty. 2° ano B

    ResponderExcluir