quarta-feira, 27 de abril de 2011

Energia Eólica: uma ótima opção para o planeta / Alane Monteiro e Renata Nina


O que é energia eólica?
Vamos incentivar hoje o uso da energia eólica com fonte alternativa às energias não-renováveis para contribuir com o nosso planeta. A energia eólica nada mais é do que aquela obtida através do movimento do ar, além do mais é renovável, limpa e o melhor, está disponível em quase todos os lugares.

Como funciona?
Bem, já se sabe que os ventos são gerados através da diferença de temperatura da terra e das águas, das planícies e montanhas, também das regiões equatoriais e pólos do planeta Terra. O que irá determinar a quantidade de energia disponível será a hora do dia e as estações do ano. Podem influenciar também a topografia e rugosidade do solo diretamente na frequência de ocorrência e velocidades dos ventos.


Podem existir impactos?
É possível que sim, fazendas eólicas não estão desprovidas de impactos ambientais, elas podem gerar alterações da paisagem, suas torres e hélices podem ameaçar pássaros quando instaladas em rotas de migração. Além disso, emitem ruídos de baixa frequência e podem interferir na transmissão de televisão.


O que se espera para o futuro?
Pode-se dizer que são ótimas as perspectivas de utilização desta fonte de energia, haja vista a atual crise energética por qual vem passando o mundo. Trata-se de uma opção abundante e barata em relação a outras opções. É possível garantir até 10% das necessidades mundiais em um período próximo.
Os países que mais utilizam hoje este tipo de alternativa são Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos. No Brasil este processo anda de maneira até razoável, com destaque para o Estado do Ceará, um dos primeiros a realizar um levantamento do seu potencial eólico. Estudos recentes confirmaram que o nosso país possui um grande potencial para gerar este tipo de energia.



Por: Alane Monteiro e Renata Nina / 2.ano B

Nenhum comentário:

Postar um comentário